terça-feira, 26 de outubro de 2010

O plástico e o meio ambiente!!

Muito se fala sobre o mal que o plástico causa ao meio ambiente, pois sua degradação é muito demorada quando se dá o fim inadequado para o mesmo.

De acordo com Greenpeace, as propriedades que fazem do plástico um dos produtos com maiores aplicações e utilidades ao consumidor final, também o tornam um dos maiores vilões ambientais. São produzidos atualmente cerca de 100 milhões de toneladas de plástico e cerca de 10% deste total acabam nos oceanos, sendo que 80% desta fração vem de terra firme.


No oceano pacífico há uma enorme camada flutuante de plástico, que já é considerada a maior concentração de lixo do mundo, com cerca de 1000 km de extensão, vai da costa da Califórnia, atravessa o Hawai e chega a meio caminho do Japão e atinge uma profundidade de mais ou menos 10 metros. Acredita-se que haja neste vortex de lixo cerca de 100 milhões de toneladas de plásticos de todos os tipos.


Pedaços de redes, garrafas, tampas, bolas, bonecas, patos de borracha, tênis, isqueiros, sacolas plásticas, caiaques, malas e todo o produto possível de ser feito com plástico. Segundo os seus descobridores, a mancha de lixo, ou sopa plástica tem quase duas vezes o tamanho dos Estados Unidos.


A grande questão é que a população deveria se conscientizar e dar o devido fim para as embalagens de plástico que facilitam e muito a vida da população, evitando assim as enchentes, o desmatamento e os males que isso causa para o meio ambiente e os animais.


Atualmente, o material plástico reciclado também é empregado na fabricação de tijolos, para a construção de casas populares. Módulos feitos em plástico também são utilizados na confecção de forros, garantindo economia de concreto, armadura, aço e escoramento.

Nas principais cidades brasileiras já está sendo substituída as tampas de bueiros que eram de ferro por tampas de plástico por não ter valor comercial para muitos ladrões


Você ja imaginou o que seria do mundo sem o plástico??

Os plásticos não são atóxicos e sim inertes. Justamente por esta qualidade, são amplamente utilizados para embalar alimentos, bebidas e medicamentos. E protegem a saúde, em aplicações como seringas, bolsas para transfusão de sangue e frascos para soro fisiológico.


A embalagem plástica protege os produtos, garante a segurança alimentar, evita contaminação, transmissão de doenças, proliferação de insetos e roedores. Ao impedir a perda do produto, evita o desperdício de tudo o que a sociedade e o meio ambienteinvestiram para produzi-lo: energia, recursos naturais, trabalho etc. Apesar de um uso tão amplo, apenas 4% do petróleo estraído são destinados à produção de plásticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário