Segundo a ITU – União Internacional de Telecomunicações – até o fim deste ano a internet irá ultrapassar os 2 bilhões de usuários. O que significa quase 30% da população mundial conectada, marca que tinha expectativas de ser atingida apenas em 2018 – segundo previsão da própria ITU em 1999.
Obviamente, a maior contribuição vem dos países desenvolvidos, onde 71% da população já está conectada, e esse número cai para 21% em países em desenvolvimento. Outro cenário que caracteriza muito bem o contraste entre os países é a divisão da população conectada por regiões: 65% da população on-line na Europa, 55% nas Américas, 21,9% nas regiões da Ásia/Pacífico, enquanto apenas 9,6%, da população on-line está na África.
A ITU aponta o acesso público à internet e banda larga como um dos principais fatores que impulsionarão o crescimento da população conectada nos países em desenvolvimento. “A banda larga é o ponto de inflexão para a tecnologia de transformação. Ela pode gerar empregos, impulsionar o crescimento e a produtividade, além de reforçar a competitividade econômica”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário